BENEFICIADOS

Terno de Congo Sereno

TERNO DE CONGO SERENO DE N. S. DO ROSÁRIO, fundado por devotos e súditos do Reinado, em 1945, integrando-se mais tarde na Irmandade de N. S. do Rosário, tem atuado regularmente nas entregas de bandeiras, nas visitas aos reis coroados, na celebração da missa no Cemitério dos Escravos da comunidade de Maribondo e na coroação de N. S. do Rosário (13 maio), entre outras celebrações.

O grupo também se destaca nas Festa do Rosário, que acontece em outubro, participando intensamente das atividades tradicionais que marcam o período em Carmo do Cajuru.

A programação do Terno de Congo Sereno de N. S. do Rosário, há mais de oito anos junto da Irmandade, é dedicada aos devotos, admiradores de todas idades e praticantes desta tradição cutural, que já faz parte da tradição cajuruense.

O terno é composto basicamente por 40 membroa, atualmente, sob comando de DENNER CLEMENTINO, que mantém a tradição herdada de seus antepassados.

Manutenção das atividades

O Terno de Congo Sereno de N. S. do Rosário recebeu parcela única do subsídio, empregando-o na restauração de parte do vestuário utilizado nas festas de Reinado e nas ações culturais, especialmente, nas atividades ligadas à sua Irmandade.

Ao início do ano de 2021, as atividades preparatórias do Terno de Congo Sereno estavam em compasso de espera, havendo expectativa afirmativa de que as festas, que ocorrem a partir de maio, pudessem ser realizadas. Em razão disso, foram adquiridos tecidos apropriados e contratação de costureira para os reparos e confecção de novos uniformes.

Execução da contrapartida

Em razão da cautela sanitária provocada pela pandemia no município de Carmo do Cajuru, durante o ano de 2021, não houve atividades e festas do Rosário.

A presença do Terno de Congo Sereno de N. S. do Rosário nas festas de Reinado e nas ações culturais, especialmente, nas celebrações de N. S. do Rosário, só ocorreram este ano de 2022, os dias 7 a 9 de outubtro.

Contato: dennerestamparia@hotmail.com