
Ao lado da evocação de lembranças e saudades de admiráveis casais e, individualmente, de mulheres e homens, que deixaram marcas indeléveis em Carmo do Cajuru, a coluna "Nossa Gente" traz em si homenagens aos familiares e descendentes.
Como avalia Célio Cordeiro, a publicação irrigará as raízes do povo cajuruense, consciente de que "um povo que não conhece suas raízes acaba se perdendo no meio da diversidade global. São nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão a identidade de povo e nação".
Justificativa
Devido a situação de pandemia muitos serviços culturais foram cancelados e/ou adiados. Com as medidas de cautela sanitária, os trabalhadores da cultura tiveram sua renda diminuída ou encerrada, impelindo-os a dificuldades econômicas.
Ao lado dessa situação, o isolamento social em que a maioria das pessoas fica em casa, com poucas opções de lazer, destacam-se as transmissões de shows e videos por meio da internet.
Diante desse cenário, uma proposta de publicação como esta oferecerá aos cajuruenses de todas as idades a possibilidade de se confraternizarem em família, de ocupar parte do tempo na leitura de livros, aumentando os laços fraternos e gerando renda para escritores e trabalhadores do setor gráfico, indiretamente, que estão impossibilitados de publicar ou trabalhar suas obras em razão da atual conjuntura socioeconômica.
Execução da Contrapartida
A obra literária “Nossa Gente”, cujo direito patrimonial foi adquirido pelo município, por meio da Lei Aldir Blanc, observa as características estabelecidas no Termo de Referência do Edital n. 003/2020.
A obra impressa, com tiragem de 300 exemplares, foi entregue ao Departamento de Cultura (sediado na Casa da Cultura Ana Izabel de Jesus), em 02/06/2021, para lançamento e posterior distribuição às escolas, bibliotecas e leitores interessados, gratuitamente.
Distribuição
Antes do lançamento, houve divulgação de posts em redes sociais locais, marcando as páginas da Prefeitura de Carmo do Cajuru no compartilhamento. Contou-se também com a divulgação espontânea dos órgãos de comunicação local, da rede de admiradores do autor e do blog CCajuruCultural.org.
O lançamento ocorreu no dia 21/12/2021, na Sala de Leitura da Biblioteca Municipal José Donisete Ribeiro de Souza, às 19h, com a presença do autor, familiares, amigos e cinquenta convidados especiais, em razão das restrições sanitárias em vigor.
Nos dias que se seguiram, o Departamento de Cultura encaminhou exemplares às escolas, para uso dos alunos do ensino fundamental e médio, aos professores e frequentadores da Biblioteca Municipal.
Contato: jornalbocadamata@gmail.com