
Participa de mais de 15 antologias de contos e poesias publicadas no Brasil e em outros países. Como poetisa, escritora de livros para crianças, ganhou importantes prêmios literários do país e exterior.
É membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (AMLMG); Academia Divinopolitana de Letras (ADL); Membro da Associação de Escritores e Ilustradores Infantil e Juvenil (AEILIJ); Membro-correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL); Fundadora e presidente da Confraria Cultural Brasil-Portugal e outros. Tem obras traduzidas para o espanhol, francês e inglês. Algumas de suas obras representaram o Brasil em diversos seminários Internacionais de poetas e escritores.
Justificativa
Devido a situação de pandemia muitos serviços culturais foram cancelados e/ou adiados. Com as medidas de cautela sanitária, os trabalhadores da cultura tiveram sua renda diminuída ou encerrada, impelindo-os a dificuldades econômicas.
Ao lado dessa situação, o isolamento social em que a maioria das pessoas fica em casa, com poucas opções de lazer, destacam-se as transmissões de shows e videos por meio da internet.
Diante desse cenário, uma proposta de publicação como esta oferecerá aos cajuruenses de todas as idades a possibilidade de se confraternizarem em família, de ocupar parte do tempo na leitura de livros, aumentando os laços fraternos e gerando renda para escritores e trabalhadores do setor gráfico, indiretamente, que estão impossibilitados de publicar ou trabalhar suas obras em razão da atual conjuntura socioeconômica.
Execução da Contrapartida
A obra “Gênese do Direito Canônico e sua influência no Direito Contemporâneo Pátrio - Esboço histórico”, cujo direito patrimonial foi adquirido pelo município, contém o resultado de pesquisa sobre a evolução do direito à sombra do Direito Canônico desde suas origens, passando por seu longo desenvolvimento, até os dias atuais. São 34 capítulos, organizados em oito títulos: Origens; Atualidade do Direito Canônico; Dos Sacramentos; Do Matrimônio; Cultura Jurídico-Canônica; Tabelionato e Direito Canônico; Jurisconsultos e Santos Católicos; e Final.
A publicação do livro observa as características estabelecidas no Termo de Referência do Edital n. 003/2020.
A obra impressa, com tiragem de 300 exemplares, assim como o termo de cessão de direitos patrimoniais, foi entregue ao Departamento de Cultura (sediado na Casa da Cultura Ana Izabel de Jesus), em 13/01/2021, para lançamento e posterior distribuição às escolas, bibliotecas e leitores interessados, gratuitamente.
Distribuição
Antes do lançamento, houve divulgação de posts em redes sociais locais, marcando as páginas da Prefeitura de Carmo do Cajuru no compartilhamento. Contou-se também com a divulgação espontânea dos órgãos de comunicação local, da rede de admiradores do autor e do blog CCajuruCultural.org.
O lançamento ocorreu em noite chuvosa do dia 15/12/2021, na Sala de Leitura da Biblioteca Municipal José Donisete Ribeiro de Souza, às 19h, com a presença da autora e mais trinta convidados especiais, em razão das restrições sanitárias em vigor. Familiares da autora surpreenderam os presentes com um "café cultural", na tradição de São José dos Salgados, muito apreciado e elogiado por todos.
Nos dias que se seguiram, o Departamento de Cultura encaminhou exemplares às escolas, para uso dos alunos do ensino fundamental e médio, aos professores e frequentadores da Biblioteca Municipal.
Contato: mfatimaquadros@gmail.com