GERALDO CHARLES GUIMARÃES é professor de Língua Portuguesa com graduação em Letras pela FUNEDI/UEMG de Divinópolis-MG. Natural de Montes Claros, chegou em Divinópolis ainda pequeno. Cidade esta que lhe propiciou a formação de sua base artística e cultural. É escritor de textos infantis, os quais são usados nas suas contações de histórias. Reside em Carmo do Cajuru há 10 anos, onde atua profissionalmente, e se considera um "divinopolitano/cajuruense".

Justificativa

Devido a situação de pandemia muitos serviços culturais foram cancelados e/ou adiados. Com as medidas de cautela sanitária, os trabalhadores da cultura tiveram sua renda diminuída ou encerrada, impelindo-os a dificuldades econômicas.

Ao lado dessa situação, o isolamento social em que a maioria das pessoas fica em casa, com poucas opções de lazer, destacam-se as transmissões de shows e videos por meio da internet.

Diante desse cenário, uma proposta de publicação como esta oferecerá aos cajuruenses de todas as idades a possibilidade de se confraternizarem em família, de ocupar parte do tempo na leitura de livros, aumentando os laços fraternos e gerando renda para escritores e trabalhadores do setor gráfico, indiretamente, que estão impossibilitados de publicar ou trabalhar suas obras em razão da atual conjuntura socioeconômica.

Execução da Contrapartida

A obra literária “Crônicas e contos na Boca da Mata", cujo direito patrimonial foi adquirido pelo município, contém uma coletânea de textos literários, de vivências adquiridas pelo autor ao longo de duas décadas e meia, morando e trabalhando em Carmo do Cajuru, narrados de forma simples e inteligível por todo o livro.

A publicação do livro impresso observa as características estabelecidas no Termo de Referência 01 do Edital n. 003/2020.

A obra impressa, com tiragem de 300 exemplares, assim como o termo de cessão de direitos patrimoniais, foi entregue ao Departamento de Cultura (sediado na Casa da Cultura Ana Izabel de Jesus), em 02/06/2021, para lançamento e posterior distribuição às escolas, bibliotecas e leitores interessados, gratuitamente.

Distribuição

Antes do lançamento, houve divulgação de posts em redes sociais locais, marcando as páginas da Prefeitura de Carmo do Cajuru no compartilhamento. Contou-se também com a divulgação espontânea dos órgãos de comunicação local, da rede de admiradores do autor e do blog CCajuruCultural.org.



O lançamento ocorreu no dia 10/12/2021, na Sala de Leitura da Biblioteca Municipal José Donisete Ribeiro de Souza, às 19h, com a presença do autor e mais cinquenta convidados especiais, em razão das restrições sanitárias em vigor.

Nas fotos acima, registros do lançamento do livro, destacando-se presenças da imprensa local, amigos do autor e o prefeito Edson Vilela.

Nos dias que se seguiram, o Departamento de Cultura encaminhou exemplares às escolas, para uso dos alunos do ensino fundamental e médio, aos professores e frequentadores da Biblioteca Municipal.

Contato: geraldocharles@hotmail.com