BENEFICIADOS

Registro artístico
de Chico Santana


FRANCISCO SILVA SANTANA (popularmente, Chico Santana) é um artista múltiplo: luthier, músico, escultor e pintor. Natural de Paraibuna (interior de São Paulo) com formação acadêmica em artes plásticas, fez várias exposições individuais e diversos salões de artes em São Paulo.

Recentemente, o Espaço Cultural Irmãs Paneleiras, expôs sua obras com temas de paisagens e cenários iconográficos de Carmo do Cajuru, cidade que escolheu para viver e criar.

Justificativa

Devido a situação de pandemia muitos serviços culturais foram cancelados e/ou adiados. Com as medidas de cautela sanitária, os trabalhadores da cultura tiveram sua renda diminuída ou encerrada, levando famílias a passarem por dificuldades econômicas. Ao lado dessa situação, há o isolamento social onde a maioria das pessoas fica em casa, com poucas opções de lazer, destacando-se as transmissões de shows e videos por meio da internet.

Diante desse cenário, uma proposta de aquisição de obras de arte, como esta, oferecere aos cajuruenses de todas as idades, a possibilidade de conhecer o trabalho de seus artistas plásticos, além de ornamentar depedência da administração municipal, gerando renda para artistas e trabalhadores do setor que estão impossibilitados de vender suas obras em razão da atual conjuntura socioeconômica.

Contrapartida

O autor apresentou o seu trabalho ao Departamento de Cultura (sediado na Casa da Cultura Ana Izabel de Jesus), em 25/03/2021, acompanhado do termo de cessão de direito patrimonial ao município, no qual declara tratar-se de obra original, inédita, exclusiva e produzida nos últimos 24 meses.

A obra integrará o acervo de bens culturais do município de Carmo do Cajuru, e estará exposta permanentemente, em dependência da Casa de Cultura Ana Izabel de Jesus, como forma de valorização da criatividade de artistas locais.

O departamento de Cultura exibirá esta obra, ao lado de outras aquisições pela Lei Aldir Blanc, durante o mês de abril de 2021, no Espaço Cultural Paneleiras Irmãs Carola, no saguão da Prefeitura, na praça Primeiro de Janeiro, 90 – Centro.