BENEFICIADOS

Guarda de Catupé
de Santa Efigênia


A GUARDA DE DE CATUPÉ DE SANTA, fudada em 2012, vem realizando apresentações anuais em Aparecida do Norte (Festa de S. Benedito), Belo Horizonte (Jaraguá, Jardim Alvorada e Alves Pinheiro), Lagoa da Prata, Nova Serrana e São João del-Rei. Participou de encontros locais, principalmente, junto da Irmandade N. S de Fátima (Zuca).

A programação da Guarda de Catupé de Santa Efigênia, há quase 10 anos é dedicada aos devotos, admiradores de todas idades e praticantes desta tradição cutural, que já faz parte da tradição cajuruense.

Integram esta Guarda 45 membros, entre caixeiros (4), sanfoneiros (3), folheiros (2), capitão (3), comando (2) e bandeireiro (2), além dos seguidores, voluntários da cozinha (6) e auxiliares para pessoas mais idosas.

Atualmente, sob comando de seu fundador CARLOS ANTÔNIO DE OLIVEIRA, que mantém a tradição herdada de seus antepassados.

Manutenção das atividades

A Guarda de Catupé de Santa Efigênia recebeu parcela única do subsídio, empregando-a na confecção de nova farda para as festas de Reinado e pagamento de despesas administrativas da entidade.

Ao início do ano de 2021, as atividades preparatórias do Terno de Congo Sereno estavam em compasso de espera, havendo expectativa afirmativa de que as festas, que ocorrem a partir de maio, pudessem ser realizadas. Em razão disso, foram adquiridos tecidos apropriados e contratação de costureira para os reparos e confecção de novos uniformes.

Execução da contrapartida

Em razão da cautela sanitária provocada pela pandemia no município de Carmo do Cajuru, durante o ano de 2021, não houve atividades e festas do Rosário, São Benedito e Santa Efigência.

A presença da Guarda de Catupé de Santa Efigênia nas festas de Reinado e nas ações culturais, especialmente, nas celebrações em que participa regularmente só ocorreram este ano de 2022, a partir de maio.Em Carmo do Cajuru, sua dança ocorreu em 27 e 28 de agosto.

Contato: santaefigenia15@gmail.com